O QUE É O CAFÉ
Café é o nome que se dá à bebida feita a partir do fruto do cafeeiro. Acredita-se que a origem do nome seja herdada da palavra “qahwah”, que designa o vinho para os povos árabes. Nativo da África, o arbusto selvagem faz parte da família Rubiaceae. O cafeeiro é uma planta tropical e pode atingir de 1,5 m a 18 m.
Para virar a bebida que conhecemos, a fruta passa por um complexo processamento para gerar um grão que é torrado e, em uma última etapa, moído. Atualmente é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água, e movimenta um mercado de US$ 70 bilhões, cuja produção envolve cerca de 25 milhões de famílias. O café é apreciado por mais de um bilhão de pessoas e seu consumo tem crescido diariamente.
Grãos Arábica e Robusta
O café possui duas variedades mais utilizadas comercialmente: a arábica e a robusta, de características bastante diferentes. No Brasil, os cafés especiais devem ser feitos a partir de grãos 100% arábica e, em geral, os grãos robusta são utilizados para a produção de cafés tradicionais, de características sensoriais inferiores. Em outros países produtores, como Etiópia e Indonésia, há cafés de altíssima qualidade, feitos a partir de grãos robusta.
fonte: www.italiancoffee.com.br
O PORQUÊ DAS COISAS ...
. O termo “espresso”, de origem italiana, é escrito com “S” devido a sua extração que se dá por pressão e não por ser tirado rapidamente.
. Os óleos aromáticos do café são transformados com o tempo. Essas substâncias não causam mal a saúde, mas alteram o sabor da bebida. Por isso, guardá-lo na geladeira (ou lugar fresco, fechado e escuro) após aberto e consumi-lo em 15 dias aproximadamente
. A água, preferencialmente com gás, limpa, prepara e aguça as papilas gustativas para a degustação do bom café. Quando o café for bom, toma-se antes a água para melhor degustá-lo, mas, brincadeira à parte, se for ruim, guarde o restante da água para depois.
. O bom café gourmet não precisa ser degustado com açúcar devido a sua doçura natural. Tente dar o primeiro gole sem açúcar e depois acrescente-o se necessário.
. Dentre as duas espécies comerciais de café - a arábica e a robusta – a arábica é a que possui metade do teor de cafeína em relação à espécie robusta.
. Entre os vários métodos de preparo de café (ex. filtragem, percolação, prensagem, pressão, etc), o espresso é o que contém menor teor de cafeína por ter o menor tempo de infusão.
. O consumo regular e moderado de café pode ajudar a manter a saúde física e mental. Recentes estudos revelam que a bebida reduz o colesterol, proporciona efeitos antidepressivos, reduz o risco do Mal de Parkinson, protege contra diabetes do tipo 2, desenvolve ação antioxidante e auxilia em processos de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer (cólon e reto).
. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água mineral.
PRINCIPAIS TIPOS DE PREPARO:
A adição de água quente ao café torrado e moído produzindo a bebida CAFÉ é um processo chamado de infusão.
O preparo correto é fundamental pois é nesta etapa que todo esforço de produzir um café de qualidade culmina. O preparo, que consiste na extração do sabor e aroma do café torrado e moído através de água quente, possui variantes culturais que determinam diferentes processos de preparo: filtragem, percolação, prensagem ou pressão.
Filtragem: O pó é acondicionado em um filtro, de papel ou de pano, com adição de água quente não fervente por cima. Este método é muito utilizado na cultura brasileira de preparo, através de coadores caseiros e cafeteiras elétricas, dando origem ao tradicional “cafezinho”.
Percolação: Método onde se coloca o pó de café no centro de um equipamento moka (cafeteira italiana), que posicionado em um fogão faz a água entrar em ebulição e pressionar café líquido para um recipiente. É a forma mais utilizada para consumo de café na Europa.
Prensagem: em um recipiente de vidro se coloca o pó de café misturado com água quente não fervente e em seguida introduz-se um filtro que é pressionado por um êmbolo que separa o pó do café já pronto para consumo. O método, que virou moda entre os norte-americanos é conhecido como Prensa Francesa.
Pressão: conhecido como café expresso, neste preparo o café é moído na hora e acondicionado em um filtro que sofre uma pressão de água a 90oC e 9Kg de pressão durante 30 segundos em média, gerando uma bebida cremosa e aromática. Criado pelos franceses, o café expresso é considerado o método mais apropriado para apreciação de todas as nuances desta bebida.
fonte: www.abic.com.br
DICAS PARA UMA BOA PREPARAÇÃO:
• Quanto melhor o café, maior é a extração e melhor o sabor da bebida.
• Café recém torrado tem mais sabor. O café moído se deteriora facilmente, guarde o café não utilizado em um recepiente com boa vedação, na geladeira ou lugar fresco.
• Utilize sempre água filtrada ou mineral na preparação do café.
• Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte.
• A água utilizada deve ser apenas aquecida - não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café. A temperatura ideal de preparo é próxima dos 90oC.
• Deguste com prazer uma bebida fresca, um café preparado na hora, ou o mais recente possível. A característica da bebida café é a de ir deteriorando-se lentamente e, por isso, um café preparado há mais tempo não tem o mesmo sabor agradável de um café fresco.
• Beba o café em xícaras de porcelana. O sabor fica destacado e a temperatura constante.
• No caso do uso de garrafas térmicas, estas devem ser muito limpas e de uso exclusivo do café.
• Nunca prepare ou armazene a bebida já adoçada porque se formará uma crosta de caramelo de mal sabor nas paredes do recipiente.
• Se for utilizar coador de pano, este deve ser lavado somente com água, jamais com detergentes, alvejantes ou mesmo com café que sobrou. Quando utilizado pela primeira vez deve ser fervido com a bebida café e deixado de molho por aproximadamente 3 horas, para que o passe para o café o gosto do pano.
fonte: www.abic.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário